POLÍTICA
Sobe para 11 número de cearenses nomeados para a equipe de transição do governo Lula
Coordenador do gabinete de transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou mais cinco cearenses na equipe nesta quarta-feira, 16
Com mais cinco nomeações confirmadas somente nesta quarta-feira, 16, chega a 11 o número de cearenses indicados para a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, aparece na lista dos novos nomes anunciados ontem pelo coordenador do gabinete de transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
O secretário foi designado para o Grupo Técnico (GT) do Turismo, que conta ainda com outros sete integrantes, entre eles o senador pela Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o deputado federal carioca Marcelo Freixo (PSB) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (Solidariedade).
Com passagens pelas gestões Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela, Arialdo ocupa cargo no primeiro escalão do Poder Executivo cearense desde 2007. Nas duas gestões de Cid (2007-2014), ele chefiou a Casa Civil. Em 2015, no governo Camilo, assumiu a pasta do Turismo, onde permanece até hoje.
Radicado no Ceará desde a infância, Arialdo Pinho tem 68 anos e é natural de Lima Duarte (MG). Ele mudou-se com a família para o Estado aos quatro anos, em 1958. Formado em Administração, Ciências Sociais e Economia, o secretário também atua como empresário no ramo da construção civil, pesca e restaurantes.
Além de Pinho, também foram nomeados ontem os cearenses Wesley Diógenes, porta-voz do partido Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo, ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Felipe Matias, cientista chefe da Aquicultura e Pesca Artesanal do Ceará e Marcelo Uchôa, advogado e ex-secretário especial de Política sobre Drogas na gestão Camilo Santana, em 2016.
Wesley e Pedro são ligados à ex-ministra Marina Silva (Rede), cotada para assumir novamente a pasta do Meio Ambiente no terceiro mandato de Lula. O primeiro, além de dirigente nacional do partido de Marina, é engenheiro sanitarista e ambiental. Ele foi indicado para o conselho político, grupo formado pelas lideranças das legendas aliadas ao futuro governo.
Pedro fará parte do GT do Meio Ambiente. Ambientalista, ele foi secretário do Meio Ambiente e Planejamento Urbano na gestão da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT).
Felipe Matias, graduado em Engenharia de Pesca e Administração, vai integrar o GT da Pesca. Com doutorado em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros e pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra, ele foi Secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura nos governos Lula e Dilma Rousseff (PT).
Marcelo Uchôa foi nomeado para o GT de Direitos Humanos. O grupo conta ainda com outro cearense, o assessor parlamentar Rubens Linhares, que foi o primeiro nome do Estado anunciado na equipe de transição, no dia 10 de novembro.
Nos dias anteriores, já haviam sido confirmados na equipe o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (GT do Desenvolvimento Regional), a jornalista e professora universitária Helena Martins (GT da Comunicação), o ex-senador José Pimentel (GT da Previdência), a funcionária de carreira do Ministério da Educação Jaana Flávia Fernandes (GT da Educação) e o ex-prefeito de Sobral e marido da governadora Izolda Cela Veveu Arruda (GT da Educação).
Nesta quarta-feira, 16, Alckmin divulgou a composição final da equipe de transição. Além dos cinco cearenses, outros 160 nomes foram confirmados no grupo. A lista inclui o deputado federal André Janones (GT da Comunicação), o ex-chanceler Aloysio Nunes (GT de Relações Exteriores) e o senador pelo Amazonas Omar Aziz (GT da Segurança Pública).
Anônimo
20 de novembro de 2022 no 4:06 am
Vai chegar a 100.000
Anônimo
19 de novembro de 2022 no 10:23 am
🤔🤔🤔🤔🤔🤦🤦🤦
Anônimo
18 de novembro de 2022 no 4:25 pm
Misericórdia
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 3:42 pm
PT vai arrumar serviço para todo o nordeste, vai colocar tudo nos ministérios… Trem vai ficar bão demais!
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 3:29 pm
A equipe de transição do ladrão dar para montar um presídio.
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 3:09 pm
O pai ex governo, e o filho atual governador mais corrupto daque do Pará foram convidados tbm. Começou formar a quadrilha. Jarder barbalho, Hélder barbalho.
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 3:06 pm
Se ele assumir né ? Pq do jeito q tá indo ,ele vai nomear alguém é na cadeia de novo. 😬
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 3:05 pm
Eita, mais um investigado por corrupção. na equipe de transição. À coisa vai muito bem.
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 2:59 pm
haja cueca.
Anônimo
17 de novembro de 2022 no 2:58 pm
Vai dá merda