conecte-se conosco

ESPORTE

Com golaço de Casemiro, Brasil bate Suíça e se classifica para oitavas da Copa

A jogada de Vini Jr e Rodrygo acabou nos pés do experiente Casemiro e de lá a bola encontrou as redes para dar a vitória ao Brasil por 1 a 0 sobre a Suíça

Os jovens não brilharam como o esperado, com gols e dribles que fariam a seleção esquecer a ausência de Neymar, mas foram decisivos para o Brasil se classificar de forma antecipada às oitavas de final à Copa do Mundo 2022.

O time de Tite encontrou dificuldades para furar o bloqueio suíço desde o início. No primeiro tempo, a única chance foi a finalização de joelho de Vini Jr após cruzamento de Raphinha. Na segunda etapa, Rodrygo entrou na equipe e a seleção melhorou.

Foi o “rayo” do Real Madrid que tabelou com Vini Jr no lance que acabou nos pés de Casemiro: o chute do alívio para o torcedor brasileiro. O chute que quebrou o tabu de nunca ter vencido a Suíça em Copas do Mundo. O chute que classificou a seleção para as oitavas de final com uma rodada de antecedência.

Com o resultado, o Brasil foi a seis pontos e já está classificado para a próxima fase. O time de Tite precisa apenas de um empate na última rodada contra Camarões, dia 2, às 16h (de Brasília), para garantir a primeira posição do grupo.

Primeiro tempo morno (de novo)

Assim como na estreia diante da Sérvia, o Brasil sofreu na etapa inicial contra a Suíça. Sem Neymar, o time perdeu criatividade e Fred pouco apareceu. Com Militão na vaga de Danilo pela direita, o lado esquerdo com Vini Jr foi bem mais acionado. Na única boa chance, Raphinha cruzou e Vini, sozinho no segundo pau, bateu de joelho para defesa de Sommer.

O Brasil finalizou seis vezes, duas vezes na direção do gol, e teve 55% de posse de bola. A Suíça, retrancada, só deu um chute e sem perigo.

Persistência funciona

O jogo continuou truncado na etapa final, mesmo com a entrada de Rodrygo no lugar de Paquetá no intervalo e, com 10 minutos, a saída de Fred para Bruno Guimarães entrar. A Suíça, inofensiva no primeiro tempo, passou a povoar o campo de defesa brasileiro.

Aos 20′, o Brasil surpreendeu a Suiça num contra-ataque letal, mas Richarlison estava impedido na origem do lance. Bruno Guimarães tocou para o Pombo, que escorou para Rodrygo acionar Casemiro antes da assistência para Vini Jr. O bonito gol não valeu.

O gol anulado não desanimou o Brasil, que, mesmo sem brilho, seguiu em busca do gol da vitória e ficou melhor com as entradas de Antony e Gabriel Jesus. No minuto 37, a porteira finalmente abriu e com a desenvoltura de Casemiro, que cada vez mais vai além dos desarmes. Numa jogada de Real Madrid, Vini Jr começou, Rodrygo tocou de letra e Casemiro acertou de primeira, bonito, no ângulo. Sommer só olhou o placar sair do zero.

Finalmente em vantagem, o Brasil teve chances para ampliar no fim, mas parou na vitória magra, suficiente para garantir a vaga nas oitavas de final e quebrar o pequeno jejum diante da Suíça.

Autor de dois gols na estreia da seleção brasileira, Richarlison foi um dos jogadores mais comemorados pela torcida na hora em que teve o seu nome anunciado no telão. O Pombo conseguiu ter o mesmo nível de apoio de Vini Jr. Na estreia, diante da Sérvia, como já é de costume em todas as partidas da seleção brasileira, Neymar foi o mais aplaudido de longe. Hoje, contra a Suíça, ele ficou no hotel para fazer tratamento.

Ops

O jogo entre Brasil e Suíça parou por alguns segundos no primeiro tempo por conta de uma falha no sistema de iluminação do Estádio 974. Alguns refletores tiveram a sua intensidade diminuída exatamente na hora em que a seleção brasileira bateria um escanteio. O sistema foi reestabelecido rapidamente, sem a necessidade de uma pausa mais longa no jogo. Tanto que o tempo de acréscimo para o primeiro tempo foi de apenas um minuto.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 0 SUÍÇA

Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Local: Estádio 974, em Doha (Qatar)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Assistentes: David Moran e Zachari Zeegelaar (Suriname)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
Público: 43649
Cartões amarelos: Fred (Brasil) e Rieder (Suíça)

GOL:
Brasil: Casemiro, aos 37 minutos do 2T

BRASIL: Alisson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite

SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Schar, Akanji e Rodriguez; Freuler, Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin


PARTICIPE DO NOSSO WHATSAPP! CLIQUE AQUI!

1 comentário

1 comentário

  1. Manoel Flavio

    28 de novembro de 2022 no 6:31 pm

    Esse seleção Brasileira ficar difícil de ganhar a copa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *