MUNDO
Mais de 195 mil pessoas prestam últimas homenagens a Bento XVI
Funeral de Bento XVI será presidido pelo papa Francisco nesta quinta-feira
Nesta quarta-feira (4), o papa Francisco celebrou sua primeira audiência geral após a morte do papa emérito Bento XVI e prestou homenagem ao antecessor.
Em sua catequese, Francisco destacou o pensamento “agudo e educado” de Joseph Ratzinger e afirmou que ele “nos ajuda a redescobrir em Cristo a alegria de acreditar e a esperança de viver”. Ao cumprimentar os peregrinos de língua alemã, o papa citou as palavras de Bento XVI de que “quem acredita nunca está sozinho”.
No último dia de exposição do corpo de Bento XVI na Basílica de São Pedro, mais de 195 mil pessoas passaram para prestar suas últimas homenagens. Só nesta quarta-feira, foram 60 mil fiéis.
O funeral de Bento XVI, que será presidido por Francisco, será realizado na manhã desta quinta-feira (5) e seu corpo será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II, cujos restos mortais foram transferidos para a nave da Basílica de São Pedro após sua beatificação, em 2011.
O governo da Itália decretou que as bandeiras ficarão a meio mastro em todos os edifícios públicos no dia do funeral, enquanto Portugal decretou luto nacional para esta quinta-feira. A morte de Bento XVI foi recebida com tristeza pelos fiéis ao redor do mundo e sua vida e legado serão lembrados durante os próximos dias de luto e homenagem.